SOPA DE LETRAS MADRE ISABEL
12 noviembre, 2023ITINERARIO DE UNA VIDA
14 noviembre, 2023ISABEL LARRAÑAGA é uma das mulheres que iluminaram com a sua santidade a sociedade espanhola do século XIX. A sua vida e a sua obra deixaram marcas na história. O seu carisma continua vivo e atual.
Isabel de Larranaga Ramírez nasceu a 19 de Novembro de 1836 na cidade de Manila, Filipi nas, onde então vivia a sua família.
Foram seus pais: D. João André Ma de Larra naga Lasarte, de Umieta (Guipúzcoa), militar do exército espanhol, e D. Isabel Ramírez Patino, de Lima (Peru). Em 1824 contraíram matrimónio em Huancayo. Viveram em Espanha durante alguns anos, e em 1830, D. André foi enviado a Filipinas. Alegraram este lar cristão vários filhos. Isabel foi a mais pequena. Nos finais do ano de 1838, seu pai morria.
Isabel com os filhos regressa a Espanha. Entre Madrid e Lima passa Isabelita a sua infân cia, adolescência e juventude. Morrem alguns dos seus irmãos. Apenas sobreviveram Adriano e Isabel. Neles derramará sua mãe, D. Isabel Ra mírez, todo o seu amor e esmerada formação, es pecialmente em Isabelita, a sua «nena», como sempre a chamou. Não olhará a meios para lhe proporcionar uma ampla e específica educação religiosa e cultural: música, pintura, idiomas (francês, inglês, italiano).
Exerceu o trabalho docente, sobretudo em Lima. Alternava esta tarefa com a plena dedicação as obras de caridade e apostolado: catequese de crianças, jovens, visitas a doentes nos hospitais para os ajudar a bem morrer. Os seus prediletos são os mais pobres e necessitados.
Desde muito jovem sentiu nascer na sua alma a vocação á vida religiosa, mas sempre encontrou a forte oposição da sua mãe que, apesar de boa cristã, não suportava a ideia de se separar da sua querida filha. Com o fim de a dissuadir destes pro pósitos vocacionais, D. Isabel decidiu levá-la numa viagem turística por diferentes lugares: Cuba, Roma, Espanha… Finalmente, estabeleceram-se em Madrid.
Na capital de Espanha retoma o seu trabalho apostólico: catequese, aulas a crianças desprote gidas, visitas a hospitais e atenção espiritual aos doentes. Procura a vontade de Deus acerca dela. A sua mãe traça planos matrimoniais que, pouco a pouco, se desfazem. Isabel quer que o seu coração seja totalmente para Deus.
Os anos vão passando, sempre em busca con tínua e constante da vontade de Deus sobre ela. Senhor, que queres de mim?… Procura apoio e conselho. Deus tem o seu tempo para cada pessoa.